Fé e superação resumem a história da jovem Penha


"O segredo da vida é: FÉ, AÇÃO e SUPERAÇÃO. Deixe Deus mover você e Ele te levará onde você jamais imaginou chegar". Essa frase é de Penha Justiniano, de Nova Venécia - ES. Em entrevista exclusiva, ela contou sobre sua constante superação de um diagnóstico de Paraplegia. 


Segundo Penha, sua principal motivação para continuar lutando vem de Deus. 
A entrevista é uma verdadeira injeção de ânimo e coragem para muitas de nós. Vale a pena conferir:


1) A superação, hoje em dia, podemos encontrar em diversos aspectos. Nos estudos, na área de relacionamento, etc. Mas, você tem algo especial, que de certa forma, Deus vem realizando em sua vida. O que te motiva, diariamente, a superar os seus desafios?

R.  Primeiramente a Fé, a confiança de que DEUS está a frente de tudo. Deus  faz a parte D'Ele diariamente. Saber que Deus CONFIOU em mim primeiro me leva a lutar e CONFIAR também!

2) Você realiza atividades físicas em uma academia, certo? Desde quando iniciou os exercícios? Acreditas ser importante aliar a oração a ação, em relação a superação? Por quê?

R. Sim. Na verdade já havia feito treinamento em uma outra academia em 2011, mas em 2012 comecei a trabalhar fora e tive que parar com os exercícios. Ano passado, no mês de abril, iniciei a natação com o professor Airon Andrade, e depois em novembro iniciei as atividades físicas na CETE - Nova Venécia com o treinador Agerdine Souza.
Acredito sim na força da oração, mas, não basta simplesmente orar, pedir a Deus que realize os milagres na nossa vida, porque tudo que Ele mais quer é que sejamos prósperos, felizes, mas, precisamos dar passos em direção a esse plano Divino, muitos milagres só podem ser realizados com nossa decisão de AGIR, aproveitando as PROVIDÊNCIAS que Deus toma em nosso favor. 

3) Como você busca alimentar sua fé esperança de, a cada novo dia, superar-se das dificuldades?

R. Eu busco não somente falar com DEUS, mas sobretudo ouvir o que Ele tem a me dizer.
Alimento a minha Fé crendo que Ele está no comando, que Ele está comigo o tempo todo.
Deus tem uma promessa na minha vida e na vida de todos nós, e se Ele disse que vai fazer, Ele faz, e a Esperança não engana. Temos que dar esse voto de confiança a Deus e é exatamente essa confiança de colocar os pés onde Ele manda que gera a Esperança. Essa esperança não significa ficar de braços cruzados esperando cair do céu. Deus conhece nossos limites e quando nós reconhecemos que somos limitados, mas que com Ele a gente pode superar, a gente supera!

4) Qual foi a maior barreira já enfrentada e como passou por ela?

R. VENCER A MORTE! Continuar sendo positiva quando todos a minha volta estavam desacreditados.
Eu, de alguma forma, sabia que não podia focar neles e nem pensar como eles pensavam, e sim, ouvir a voz que estava falando dentro de mim. Para todos, eu iria MORRER, mas descobri uma força muito maior do que aquele negativismo todo, e foi nessa força que eu mantive e mantenho o meu FOCO!
Hoje eu contrario um diagnóstico de PARAPLEGIA e me supero a cada dia! Deus disse que eu vou conseguir e se Ele disse, QUEM SOU EU PRA DUVIDAR?




5) Quem são seus maiores motivadores na busca de superar-se, dia após dia? 


R.: Minha principal motivação vem de DEUS, e Ele me leva a motivar a mim mesma, não adianta as pessoas acreditarem em mim, torcerem por mim, se eu não acreditar! 
Minha mãe é minha inspiração, os olhos dela brilham quando mostro a ela minha evolução, ver ela sorrir e dizer Graças a Deus, já é motivo o suficiente para lutar. Meus amigos também, e os professores e até os desconhecidos... Quando eu vejo quanta gente me fala que estão felizes, quando vejo agradecerem a Deus pelas conquistas, eu me sinto mais motivada ainda, porque nada seria possível se não fosse a vontade de Deus primeiro. Eu já tinha vontade de fazer isso, então quando a oportunidade chegou eu agarrei, e por isso o resultado está surgindo. Graças a Deus!



6) Por fim, deixe uma mensagem de motivação e esperança para os leitores. 


R.: Todos nós temos gigantes a enfrentar a todo momento, gigantes visíveis, invisíveis.
Mas o segredo é focar no GIGANTE certo e alimentá-lo, ou seja, com DEUS você torna-se maior do que tudo que te atormenta. Quando temos um objetivo concreto na vida, temos que lutar por ele. Tentar 1, 2, 3, 4, quantas vezes forem necessárias, e não dar ouvidos à pessoas negativas. Jamais creia que não pode antes de tentar. A vida é como uma escada, onde para subir não podemos pular nenhum degrau, para chegar ao topo, é preciso passar por todos os degraus, para não correr o risco de ter que voltar ao início. Não tenha pressa de chegar, aprecie sua jornada, tem muitas lições que aprendemos pelo caminho, muitas coisas bonitas para ver e apreciar. 

Aproveite a paisagem. Esvazie sua mente de todas as coisas que não servem. Preocupe-se com o momento, viva o momento aqui e agora! Faça perguntas a você mesmo e as responda, tipo: Onde você está? _ AQUI. Que horas são? _ AGORA! O que você é? ESTE MOMENTO! 




Comentários

  1. Parabéns a Penha. Ela foi minha aluna e sei do que ela é capaz. Deus a está usando para nos mostrar o que realmente na vida vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai irmã!!Estamos muito orgulhosos de você e de sua força de vontade!Que DEUS continue te abençoando cada dia mais, e estamos aqui,para o que precisar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário