Twitter e os 140 caracteres

12:55



O Twitter possui um grande valor quando se trata de enviar e receber mensagens. Através de 140 caracteres é possível expressar-se com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Segundo a jornalista Raquel Recuero, as informações no Twitter são uma ‘grande moeda’, especialmente no que diz respeito a conseguir mais seguidores. Recuero diz que quanto mais informações relevantes, maiores as chances de ter mais seguidores e agregar mais valor e reputação. 

A grande “competição” entre os usuários, em relação ao número de seguidores, indicando popularidade, faz com que as informações publicadas e repassadas sejam novas, criativas e diferentes.
Esse valor informativo esta relacionado a questão da visibilidade, pois só é visto quem “twita”. E só tem seguidores quem segue e publica informações relevantes na rede. De acordo com Recuero, as conversas no Twitter são essencialmente assíncronas, ou seja, acontecem sem que os usuários necessitem estar online ao mesmo tempo. Com isso, ela comenta que a rede se torna menos exigente que os demais sites de mensagens instantâneas e mais maleável para a interação. Isso facilita de alguma forma, a construção do valor social, embora reduza a capacidade de gerar conversas coerentes. Esse valor se torna individual quando valoriza as conexões para o usuário. E torna-se coletivo na medida em que torna a rede social complexa.

O Twitter possui outro valor característico que é o de agregar várias plataformas na mesma rede social, onde o usuário pode divulgar novidades de blogs, sites e músicas de sua preferência. Essa rede possui muito mais que um caráter informativo, é também social por isso sempre a pergunta na timeline “O que você está fazendo?” Esse valor agregador é devido ao fato de o Twitter conseguir centralizar essas interações, mostrando a presença dos usuários e suas marcas diárias, formando um centro de informações na própria linha do tempo do Twitter.





You Might Also Like

0 comentários

Follow on

Siga o Entrelinhas

Inscreva-se no canal