Dança: movimento do corpo e da alma

16:04



Foto: Isabela Figueiredo Fotografia

Hoje é comemorado em todo mundo o Dia Internacional da Dança. Em 1982, o Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) instituiu essa data para celebrar internacionalmente esta arte. 
Apesar de ser uma data que ainda está buscando reconhecimento, cada vez mais artistas e profissionais da área reconhecem a importância de comemorar a dança, essa arte que os faz ser donos dos mais simples aos mais complexos movimentos. Além de dar maior visibilidade à dança e tornar a data conhecida em todas as partes e por todas as pessoas. Ao escolher uma data para o Dia Internacional da Dança, a UNESCO optou pelo 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-George Noverre (1727 - 1810).

 A proposta de Noverre era atribuir expressividade a dança por meio da "pantomima", teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica, da simplificação na execução dos passos e da sutileza dos movimentos. Jean - George Noverre se destaca por ter escrito "Letters sur la danse", um conjunto de cartas que fala sobre o balé de sua época.

E tu? Que tipo de dança gosta?






You Might Also Like

0 comentários

Follow on

Siga o Entrelinhas

Inscreva-se no canal